quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Inauguração da Exposição "Festivais de Verão"

No dia 21 de Setembro, às 22h00
Bar do Lago inaugura
a mostra "Festivais de Verão"

Da autoria do conhecido fotojornalista Carlos Gonçalves, a exposição retrata o universo dos festivais de música.

O Bar do Lago, em Penafiel, inaugura no dia 21 de Setembro, às 22h00, a exposição "Festivais" da autoria do conhecido fotojornalista Carlos Gonçalves . As 10 fotografias abordam o universo dos festivais de música em Portugal: Paredes de Coura ou o emblemático festival de Vilar de Mouros são alguns dos eventos retratados. No que toca às bandas ou artistas fotografados, destaque para os Queen of the Stone Age, Joss Stone, Sepultura, Faithless e Joe Cocker.

Na abertura da mostra estarão presentes convidados do fotojornalista, bem como representantes da Câmara Municipal de Penafiel. Naquele momento Carlos Gonçalves explicará qual o conceito inerente à mostra e o porquê da selecção desta dezena de fotografias do seu vasto acervo. Importa registar que a abertura exposição marca o arranque do "Ignition", Festival da Juventude de Penafiel, promovido pela autarquia local.

Carlos Gonçalves nasceu em Quelimane, Moçambique, a 29 de Setembro de 1957. Aos seis anos mudou-se para Angola, onde permaneceu até aos oito, regressando após esse período a Moçambique. Em 1974, como tantos outros portugueses, parte para Portugal. Com a frequência do antigo 7º ano, decide-se por um curso de topografia e ruma ao Brasil, onde trabalhou cerca de ano e meio na Barragem de Itaipú. Apaixonado pela natureza, Carlos Gonçalves percorreu todo o território brasileiro, bem como alguns países limítrofes (Argentina, Bolívia, Colômbia e Paraguai).

1977 marca o seu regresso a Portugal e o início da colaboração, como fotógrafo e articulista, no jornal "O Primeiro de Janeiro", publicação onde trabalhou durante seis anos,. Posteriormente, Carlos Gonçalves foi fotógrafo de jornais como "Mundo Desportivo", "O Jogo" (15 anos) e "Comércio do Porto". Actualmente colabora com o diário desportivo «Record» e com algumas agências vocacionadas para as vertentes social, moda ou música.

Sem comentários: